Warning: error_log() has been disabled for security reasons in /home/armando2/public_html/wordpress/wp-includes/wp-db.php on line 1200

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/armando2/public_html/wordpress/wp-includes/wp-db.php:1200) in /home/armando2/public_html/wordpress/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
armando moura covre » Pensar… http://armandomouracovre.com.br/wordpress interessante... Mon, 28 Apr 2014 19:56:25 +0000 en-US hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.9.2 Posso usar computador como um administrador? http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=890 http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=890#comments Mon, 07 May 2012 09:00:23 +0000 http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=890 A resposta é: NÃO!

 

Utilizar o computador com privilégios administrativos pode causar grandes problemas.

Executar o computador como membro do grupo Administradores torna o sistema vulnerável a cavalos de Tróia e a outros riscos de segurança. O simples ato de visitar um site da Internet ou abrir um anexo de email pode ser extremamente prejudicial ao sistema. Um site da Internet ou um anexo de email desconhecido pode conter códigos do cavalo de Tróia que serão descarregados para o sistema e executados.

Embora a maioria de nós utilize os computadores com privilégios administrativos – confesso que durante muito tempo eu também trabalhei dessa forma, afinal o que prevalece entre nós humanos é a lei do menor esforço.

Em um computador local, é recomendável que você adicione a conta de usuário de domínio somente ao grupo Usuários (e não ao grupo Administradores) para executar tarefas de rotina, incluindo a execução de programas e a visita a sites da Internet. Quando for necessário executar tarefas administrativas no computador local, use Executar como Administrador para iniciar um programa usando credenciais administrativas.

Você pode usar Executar como Administrador (segura SHIFT > botão direito > Executar como…) para realizar tarefas administrativas sem expor o computador a riscos desnecessários.

 

 

]]>
http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?feed=rss2&p=890 0
Política de segurança é ineficiente? http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=640 http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=640#comments Sun, 16 Oct 2011 20:00:01 +0000 http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=640 Qual a definição da política de segurança?

É a expressão formal das regras pelas quais é fornecido acesso aos recursos tecnológicos da empresa. Principal propósito de uma políta de segurança é informar aos usuários, equipe, gerentes as suas obrigaçãoes para a proteção da tecnologia e do acesso à informação.

A Política de Segurança da Informação – PSI é um documento que registra os princípios e as diretrizes de segurança adotado pela organização, a serem observados por todos os seus integrantes e colaboradores e aplicados a todos os sistemas de informação e processos corporativos.

Quem faz parte na formulação política?

  • administrador de rede
  • administrador de segurança ao site
  • administrador de banco de dados
  • suporte técnico (hardware e/ou sistema)
  • funcionários, coordernador, gerente, diretor até presidente

As características de uma boa política de segurança são:

  • Ela deve ser implementável através de procedimentos de administração, publicação das regras de uso aceitáveis, ou outros métodos apropriados.
  • Ela deve ser exigida com ferramentas de segurança, onde apropriado, e com sanções onde a prevenção efetiva não seja tecnicamente possível.
  • Ela deve definir claramente as áreas de responsabilidade para os usuários, administradores e gerentes.

Não resolve a definição de ‘BLOQUEAR TUDO”, pois alivia temporariamente as preocupações de acessos ao conteúdo impróprio, porém instiga o instinto hacker da pessoa, ou seja, a pessoa irá fazer de tudo para burlar o controle implementado.

A política do “bloquear tudo” é um verdadeiro arsenal tecnológico, muitas vezes ineficientes e o investimento não alinha a TI aos objetivos do negócio. Os computadores não erram, quem erra são as pessoas.

É importantíssimo as organizações investirem no exercício da negociação e de comunicação abordando temas relacionados à segurança da informação. As campanhas de conscientização são necessárias para que os colaboradores compreendam as diretrizes de segurança da informação, seus objetivos e as relações com o mercado. Comece a melhorar o nível de maturidade em segurança da informação estabelecendo uma linguagem comum sobre o assunto. Depois estabeleça os processos e, só depois disso, implemente os controles.

Segue uma lista, que precisamos colocar a politica de segurança em prática:

1º Precisamos fazer um planejamento, levantando o perfil da empresa.
Analisar o que deve ser protegido, tanto interno como externamente.

2º Aprovação da política de segurança pela diretoria.
Garantir que a diretoria apóie a implantação da política.

3º Análise interna e externa dos recursos a serem protegidos.
Estudar o que deve ser protegido, verificando o atual programa de segurança da empresa, se houver, enumerando as deficiências e fatores de risco.

4º Elaboração das normas e proibições, tanto física, lógica e humana.
Nesta etapa devemos criar as normas relativas à utilização de programas, utilização da internet, acessos físicos e lógicos, bloqueios de sites, utilização do e-mail, utilização dos recursos tecnológicos, etc.

5º Aprovação pelo Recursos Humanos
As normas e procedimentos devem ser lidas e aprovadas pelo departamento de Recursos Humanos, no que tange a leis trabalhistas e manual interno dos funcionários da organização.

6º Aplicação e Treinamento da Equipe
Elaborar um treinamento prático com recursos didáticos, para apresentar a política de segurança da informação, recolhendo declaração de comprometimento dos funcionários. A política deve ficar sempre disponível para todos os colaboradores da organização.

7º Avaliação Periódica
A política de segurança da informação deve ser sempre revista, nunca pode ficar ultrapassada.

8º Feedback
A organização deverá designar um colaborador específico para ficar monitorando a política, a fim de buscar informações ou incoerências, que venham a alterar o sistema, tais como vulnerabilidades, mudanças em processos gerenciais ou infra-estrutura.

 

Fonte: Google.com.br

Palavra-Chave: Política de Segurança da Informação

]]>
http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?feed=rss2&p=640 0
Designers inspiram-se em bambu e criam laptop movido a água http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=630 http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=630#comments Sun, 16 Oct 2011 15:00:26 +0000 http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=630 [cincopa AIAAOu63UXUh]
Os designers japoneses Seunggi Baek e Hyerim Kim criaram o conceito Plantbook, um notebook que funcionaria à base de água e energia solar. Além de usar as fontes renováveis, também polui menos o ambiente, pois o processo libera oxigênio em vez de gases tóxicos. O aparelho ainda seria prático de carregar, graças à tela enrolável.

Para criar o sistema que alimenta o computador portátil os designers se inspiraram no bambu e na forma como a planta suga a água de que precisa. No laptop conceitual, a água absorvida é usada em um processo de eletrólise, que libera moléculas de hidrogênio, usadas na produção da eletricidade armazenada pela bateria. O oxigênio gerado é liberado na atmosfera.

Para iniciar o processo de eletrólise, o laptop usa uma placa termosolar instalada no corpo do equipamento. Quando imerso em água, o aparelho automaticamente carrega sua bateria. A indicação da quantidade de carga é feita por uma tira em formato de folha, feita de silicone com um filete de LED, que vai ficando verde à medida que a carga fica completa.

 

Terra Tecnologia Verde

]]>
http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?feed=rss2&p=630 0
5 motivos que fazem “enrolar” no trabalho http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=585 http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=585#comments Fri, 07 Oct 2011 03:47:38 +0000 http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=585 São Paulo – O hábito de procrastinar no trabalho é um mal que atinge profissionais de diversas áreas. Para você, quanto mais tempo conseguir arrastar seus compromissos, melhor? Se a resposta for positiva, talvez seja a hora de uma reflexão.

O especialista em gestão do tempo, Christian Barbosa aponta quais são as principais razões que alimentam a procrastinação no ambiente de trabalho:

Tempo

“A fata de tempo é uma das desculpas mais usadas. Na verdade a falta de tempo tem um motivo simples, o tempo no trabalho é utilizado para fazer coisas não relevantes”, explica Barbosa.

Segundo o especialista, a incessante checagem ao e-mail é uma das atividades que gasta tempo e impede que o profissional foque em uma tarefa. Sem falar das redes sociais, nos favoritos do seu navegador e programas de mensagens instantâneas.

Dúvida

O profissional tende a adiar tarefas que não sabe como resolver. Em vez de procurar ajuda, prefere se ater a outras responsabilidades e compromissos. Dessa forma, o que também é preciso ser resolvido fica para trás.

Receio

Atividades que após serem completadas podem gerar algum problema também são uma das razões para que profissionais adiem a realização desta.

Dificuldade

Atividades que demandam tempo e dedicação também são procrastinadas. Outro fator que contribui para essa “enrolação” é quando o profissional classifica a tarefa como complicada.

Emocional

Falta de energia, indisposição, excesso de trabalho, problema na saúde e desmotivação no trabalho, são fatores emocionais que acabam alimentando a procrastinação. Para render mais no trabalho, Barbosa recomenda solucionar esses problemas para que não exista desculpa na hora de focar no trabalho.

Camila Lam de Exame.com

]]>
http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?feed=rss2&p=585 0
Interessante o contraste da coisa http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=17 http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=17#comments Thu, 09 Dec 2010 23:06:54 +0000 http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?p=17 Brazil:
Filho -> paiê! caiu a internet
Pai -> deve ter sido algum filho da pulta q roubou os cabos pra vender!

U.S.A.:
Son -> Dad, the internet has stopped working!! (Pai, a internet parou de funcionar!)
Dad -> Oh noes it’s the terrorists!! Hurry up kid we gotta get outta here! (Ah, não! É dos terroristas! Depressa garoto temos que sair daqui!)

Vira noticia na CNN, “WASHINGTON UNDER ATTACK!”, seguido por imagens de helicoptero da evacuação em massa da população. Mais tarde aparece um mexicano ilegal que trabalha na companhia telefonica com a fibra optica partida na mão e aquele sorriso faltando metade dos dentes falando que foi apenas um cabo partido numa reforma que estavam fazendo na calçada da casa branca.

]]>
http://armandomouracovre.com.br/wordpress/?feed=rss2&p=17 0